Qual a lição que fica?
Olá pessoal!
Ontem, em Florianópolis, o Galo praticamente se despediu da Primeira Liga ou Copa Sul-Minas / Rio como queiram. E antes de qualquer análise sobre a partida gostaria de traçar um paralelo entre este jogo e a partida de estreia do alvinegro pelo estadual. Vitória contra o Uberlândia, no triângulo, nos minutos finais.
O time está oscilando demais... Contra o Figueira um primeiro tempo muito bom, marcação bem encaixada (exceto nas bolas aéreas), dominando amplamente o adversário, posse de bola significativa, alto índice no acerto dos passes e muitas finalizações. No segundo tempo uma queda assustadora. Totalmente desorganizado, quantidade absurda de erro nos passes, queda acentuada na posse de bola e pouquíssimas finalizações.
Em Uberlândia aconteceu o mesmo. Contudo, em tempos contrários. Um primeiro tempo pouco efetivo e uma segunda etapa de domínio absoluto. O que está acontecendo? Porque o time de Diego Aguirre está alternando tanto dentro do mesmo jogo? Sinceramente não consegui identificar, até o momento, a causa. Importante é que o treinador tenha esta percepção logo e minimize estas oscilações.
Das atuações
Gostei muito da dupla de volantes Eduardo e Lucas Cândido. Ainda que o segundo tenha caído um pouco de rendimento na etapa complementar. Luan e Dátolo também fizeram um bom primeiro tempo.
O trio de ataque
Não se houveram bem. Logo no início da partida havia comentado pelo Twitter que achei que o Aguirre errou no posicionamento dos homens na frente. No começo estava Hyuri pela esquerda, Luan pela direita e Pablo centralizado. Este não tem estrutura física, tão pouco característica de centroavante. Tanto que não ganhou uma dos zagueiros do Figueirense.Bastou o Aguirre invertê-lo de posição com o Hyuri que as oportunidades começaram a surgir.Ainda assim, o desempenho do ataque foi fraco.
A defesa
Edcarlos e Jesiel não fizeram um bom jogo. O jornalista Léo Figueiredo, da Itatiaia, foi perfeito ao avaliar em seu comentário que faltou ao Edcarlos um papel de orientador ao garoto. Função muito bem feita pelo Léo Silva quando Jemerson iniciou-se como seu companheiro de zaga.
Edcarlos falhou bisonhamente no segundo gol do time catarinense, perdeu todas as bolas alçadas na área atleticana. Já Jesiel ficou totalmente perdido em campo.Não cabem críticas exageradas. Primeira partida como profissional, parceiro de zaga numa tarde infeliz e enfim... Deu tudo errado!
Bom, qual a lição que fica com essa eliminação?
O elenco precisa de peças. Trazer Robinho na esperança de que todos os problemas serão resolvidos é uma ilusão! O Atlético precisa de um zagueiro com mais recurso técnico já que Tiago e Edcarlos não têm condição de serem titulares e Jesiel não está pronto.
Outro lateral esquerdo. Mansur não me convenceu apesar de ontem ter sido seu primeiro jogo como titular.
Mais um meia de criação. Já que o Dodô também não atende as expectativas e por fim, outro centroavante, pois o Pratto já não vem bem. Mas sem ele fica pior ainda.
Quanto a Diretoria... A bronca virá no próximo post!
Saudações Alvinegras!
Foto: www.goal.com