Nos primeiros 90...
Foto: hojeemdia.com.br
Então amigos.
Nos primeiros 90 minutos, mais acréscimos, da decisão por vaga as quartas de final da Libertadores 0 X 0.
Placar que dividiu as opiniões da imprensa esportiva. Já que para parte dela empatar fora de casa, independente do placar, é bom a partir do momento em que se decide em casa e basta ao mandante uma vitória simples. Para outra parte, julga-se o resultado ser perigoso pelo fato de que o visitante (no segunda partida) joga por dois resultados. Empate desde que com gols ou vitória simples.
O que eu acho é que o placar é bom e perigoso ao mesmo tempo... Ou seja, ambas correntes de pensamento dos analistas esportivos têm seu fundamento. Empatar na Argentina, em pleno "El Cilindro" (Juan Domingo Perón - nome oficial) com o Racing foi um excelente resultado. Principalmente, que a decisão da vaga será no Horto.
Contudo, um empate com gols ou vitória poderia ser ainda melhor... Mas é aquela "velha" máxima: "Quem quer ser campeão não pode escolher adversário." Tão, pouco pode escolher resultado.
O fato é que passando pelo time de Carlos Gardel tem mais pedreira por vir. A não ser que aconteça uma hecatombe e o Toluca tire uma diferença de 4 gols... O que na minha opinião não irá acontecer. Mesmo com o reforço de 2.600 metros de altitude da cidade sede do clube mexicano.
Uma coisa é certa. O caminho pra conquistar a América mais uma vez nunca esteve tão "fácil"... Racing, São Paulo, e o vencedor de Atlético Nacional e Rosário Central (nas semi-finais).
Lembra? Campeão... não pode escolher adversário...
O Jogo
Houve sufoco sim. Mas, um aperto controlável. Normal e compreensível a pressão aplicada pelo Racing em seus adversários no El Cilindro. Ainda sim o Galo deu suas estocadas... Pratto, Robinho e Urso tiveram suas oportunidades.
Destaque
O trio de volantes foi muito bem. Principalmente o Donizete que liderou o meio de campo. Tanto que muitos periódicos esportivos argentinos atribuíram ao camisa 8 alvinegro a maior nota pela partida realizada.
Erazo
Ainda sim, na minha visão o zagueiro equatoriano foi o melhor em campo. Seguro. Como diria o "Profexô": "Zagueiro, zagueiro!" Rebateu quando era preciso espanar, saiu jogando quando dava pra ser assim, fez bem a sobra o Léo Silva.
Victor
De volta a "velha" e boa forma. Depois das falhas contra Tricordiano e URT pelo estadual, voltou a ser decisivo quando exigido. Fazendo boas e grandes defesas. E isso é bom, pois jogos decisivos pela frente não faltarão.
Aguirre
Não inventou (o que é ótimo). Quanto as substituições, não deram certo. Apesar da análise do treinador ter sido correta do momento do jogo. Contudo, Clayton e Cazares não se houveram bem.
Domingo é o América
Pela primeira partida da decisão do campeonato estadual. Eu no lugar de Aguirre escalaria força máxima disponível. Já que vencer o estadual dará ânimo a torcida, aos jogadores, a comissão técnica e a diretiva atleticana para as demais decisões que vêm pela frente! Saudações Alvinegras!