top of page

Galo Pragmático

Pragmático; Adjetivo

Definições:

1. relativo ou conforme à pragmática;

2. usual

3. prático

4. que diz respeito ao pragmatismo (Do grego pragmatikos, << relativo a atos >>, pelo latim pragmaticu-, << experiente >>)

A escolha pela a palavra pragmático para definir o atual estágio do time de Marcelo Oliveira não é atoa. Se utilizarmos cada uma das definições da palavra veremos cada uma delas se aplica no jeito de atuar do time. Seja no padrão de jogo, na formação tática, na coletividade e na individualidade.

Nos dois últimos jogos (Palmeiras e Santa Cruz) ficou evidente como o Atlético atuou de forma prática. Atuando e se ajustando conforme as características do adversário, independentemente da estrutura tática escolhida por seu treinador.

Em ambas partidas, o Galo usou-se de um artifício importante no futebol e que poucos clubes exploram tão bem:

A posse de bola.

Contra os pernambucanos foram *58% de todo o tempo do jogo com a bola em domínio atleticano. Evolução nítida se comparado aos *43% contra o Palmeiras (considerando-se que o jogo fora na casa do adversário).

O que desejo ressaltar é que Marcelo entendeu, e convenceu, os seus atletas da importância de se reter a bola.

Para ilustrar o que estou afirmando, recorramos a outros *números contra o Santa Cruz:

Gols: 3-0

Finalizações: 15-09 (CAM-STC)

Chutes a gol: 6-1 (CAM-STC)

Escanteios: 10-3 (CAM-STC)

Defesas: 1-3 (CAM-STC)

*Fonte dos dados estatísticos: APP MSN Esportes

A posse bola evidencia também como o time passou da vulnerabilidade para a consistência defensiva e ofensiva. É perceptível a solidez de jogo do Atlético. Comprovado pelo abandono da ligação direta (chutões).

O time de Marcelo Oliveira joga, domina o adversário, impõe sua superioridade técnica (coletiva e individual) dos seus jogadores.

É possível melhorar? Certamente. O time pode, e deve, chutar mais ao gol. Ainda assim, o mérito do comandante alvinegro é gigante. E veio com muito trabalho. Quem viu o Atlético "do Aguirre" e vê o Atlético do presente, não tem o mínimo argumento que seja pra questionar ou comparar o futebol praticado pelo time.

Quanto ao jogo

Outra vez muito bem postado em campo. Apesar da dificuldade nos 20 minutos iniciais, aos poucos as peças foram se ajustando. Devidamente relativizado por se tratar da primeira partida em que Fred e Pratto atuaram juntos. O entrosamento carecerá de ajustes no posicionamento e jogos.

O primeiro gol trouxe mais tranquilidade e logo o esquema adotado pelo Marcelo surtiu efeito.

Defesa segura

Linhas próximas e ajustadas com a dupla de volantes.

Fábio Santos muito bem mais uma vez. Eficiente no apoio e na recomposição. Não deixa espaços para o avanço dos adversários em sua faixa de campo.

Patric entrou muito bem. Atuando como ala (lembrando seus melhores momentos quando atuou pelo Sport Recife). Muito bem no apoio e não deixou a desejar na recomposição.

Pela partida que fez, entendo que o camisa 29 deve ser a opção imediata a falta de Marcos Rocha.

Acerto no posicionamento

Outro mérito do técnico atleticano. Acertar o posicionamento dos zagueiros. Ou seja, Erazo que tem mais vigor físico no primeiro combate e Leonardo Silva (mais lento) na sobra. Afinal de contas, se falta velocidade ao capitão alvinegro lhe sobra senso de colocação e experiência a frente da grande área atleticana.

Maicosuel

Partida impecável do camisa 70. Caindo pelo lado direito, alternando com o Pratto. Ora centralizado armando as subidas ao ataque com muita velocidade. Confundiu a marcação da defesa do Santa Cruz. A cada jogo vai solidificando sua condição de titular.

Robinho

Melhor em campo. Solto, distribuindo o jogo e dando assistências aos atacantes.

Atuando pelo lado esquerdo mas não de forma fixa. Basta lembrarmos que no terceiro gol, anotado pelo Luan, ele entortou o Bruno Peres (defensor do Santa) pela direita.

Vem sendo o diferencial do time.

Luan

Um parêntese especial para o menino maluquinho do Galo. Que exemplo de superação, garra, dedicação e amor ao clube.

Você disse em sua entrevista, ao final do jogo, que deve muito ao Atlético. Saiba que a Instituição Clube Atlético Mineiro e sua torcida apaixonada também lhe deve.

Deve-lhe o devido agradecimento por honrar nosso manto e nossas cores a cada partida. O texto foi mais longo hoje pois havia muito a ser dito. Eu espero que todos tenham gostado. E pra encerrar, lembro que faremos uma boa cobertura, dentro das nossas possibilidades, da Olimpíada Rio 2016. Quarta já tem a estreia do futebol feminino brasileiro.

Saudações Alvinegras e um grande abraço!


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

bottom of page