top of page

Empate ruim pra nós que disputamos título...


Tão logo o juiz apitou encerrando o clássico do último domingo os portais estampavam a capa:

Empate ruim para os dois.

Na minha opinião, ruim pra nós que disputamos o título de campeão brasileiro de 2016.

Agora são cinco pontos de diferença para o líder e quatro para o 2º colocado. O outro lado somou lá seu pontinho na luta contra o rebaixamento.

Diferentemente dos posts anteriores não farei uma análise tática da partida. Desta feita, vou preferir tecer comentários pontuais acerca do jogo.

Partida muito boa e segura da dupla de zaga Leonardo Silva (que pôs no bolso o "maior achado do futebol mineiro") e Erazo.

Aliás, como o time melhora defensivamente quando o equatoriano está ao lado do capitão.

Joga sério o camisa 4 alvinegro. Não tem vergonha nenhuma de dar o "chutão" quando necessário. Precisa só melhorar um pouquinho quando resolve sair jogando... As vezes, falta calma e sobra precipitação ao defensor...

Quanto ao Léo muitos elogios.

Eficiente nas antecipações, nos desarmes e preciso na marcação.

A dupla de volantes

Apesar da boa atuação no clássico, Júnior Urso precisa melhorar na marcação. Continua vacilante quanto a essa função. Contudo, foi muito eficiente na subida ao ataque e apareceu bem como elemento surpresa.

Já o Carioca... Outra partida regular. Claudicante na marcação como de costume.

Falhou no gol de empate do rival. Demorou sair na marcação do Robinho "genérico" que finalizou com certa facilidade na entrada da área.

Clayton

Segunda boa atuação em sequência. Havia ido muito bem contra o Sport e repetiu o nível contra o Cruzeiro.

Aberto pelo lado direito (onde normalmente atuava pelo Figueirense) se apresentou, chegou muito a linha de fundo e foi premiado com um gol.

Marcelo Oliveira

Acertou na escalação. Surpreendeu o time adversário.

No primeiro tempo o time valorizou a posse de bola, não se expôs a grandes riscos.

Contudo, não foi capaz de contornar a falta de efetividade do time no segundo tempo.

Seja pela orientação a beira no campo ou se utilizando das alterações.

Pratto

Outra vez abaixo da crítica...

Importante que fique claro. Eu não sou contra o jogador. Acho um cara acima da média, mas reconheço que a fase dele é péssima e nada que ele se propõe a fazer dá certo.

Pelo atual momento, não pode ser a primeira opção do Marcelo.

Exceto na Copa do Brasil. Onde que o Fred não pode jogar por já ter atuado pelo Fluminense.

Eu no lugar do comandante alvinegro teria sacado o camisa 99 (que não estava numa jornada feliz) e colocado o Cazares centralizado, abrindo Otero pela esquerda, mantendo Clayton pela direita e adiantando o Robinho para executar a função de centroavante.

Agora é a Ponte...

Bom, o clássico ficou pra trás e agora o papo é Copa do Brasil. Jogo de volta pelas oitavas de final contra a macaca de campinas.

Pelos noticiários soube que há a possibilidade do treinador atleticano poupar algum dos titulares do elenco.

Não compactuo com essa opção e explico meus motivos a seguir. Contudo, não "condeno" o Marcelo caso seja necessário preservar algum atleta sob o risco de lesioná-lo.

Elenco agora minha justificativa para não poupar o time:

Considerando a distância atual do líder do Brasileiro e pela sequência de jogos que o Palmeiras terá pela frente dificilmente essa pontuação diminuirá. Talvez, se mantenha caso o Atlético não perca mais pontos. E por isso, a Copa do Brasil passa a ser uma opção bem viável de título em 2016.

Não é o momento de arriscar... Melhor dizendo, aumentar os riscos de uma eliminação.

O ideal é passar as quartas de final e poder com mais tranquilidade acompanhar o desenrolar das próximas rodadas do Brasileirão...

E aí sim. Definir qual é o objetivo.

Não podemos "abrir mão" de uma competição que temos todas as condições de conquistar e dependemos exclusivamente das "nossas forças". Sem contar que esta nos levará diretamente a disputa, pelo quinto ano seguido, da Libertadores da América!

Não que pelo G-4 não seja viável... Mas estamos falando de título!

Eu espero que o Marcelo (caso confirme-se a necessidade de poupar jogadores) não mexa demais na estrutura do time. É importante demais essa classificação.

Vontade de Vencer!

Espero que o espírito de vencer retorne aos jogadores.

Desde o confronto com o Vitória que percebo uma certa displicência no Atlético.

Fazendo partidas com a conta do chá pra vencer. Correndo riscos demasiados por se "sentar" no resultado (vantagem mínima).

Essa postura já nos custou pontos importantes contra o Fluminense e agora no clássico (fora outros). E o ônus pode ser ainda maior caso uma mudança de atitude não aconteça. A perda da Copa do Brasil e/ou do título brasileiro (e mais um ano de fila).

Espero que a reunião que o Nepomuceno teve com os jogadores e comissão técnica tenha sido nesse sentido. Porque a burocracia pra jogar bola está saltando aos olhos e só não vê quem não quer.

Reage Galo!

Saudações!

Foto: Site Globoesporte.com


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

bottom of page