Falta pulso!
Eu vejo Nepomuceno reclamando, Peter Siemsen (presidente do Fluminense) surtando, Wilfredo Brillinger (presidente do Figueirense) chiando...
E o assunto é recorrente: A arbitragem.
O beneficiado da rodada se cala. Se é prejudicado na próxima, reclama!
O interessante é que ninguém se põe a frente e começa um movimento de profissionalização da arbitragem brasileira.
Passou da hora dos clubes pararem de olhar para o próprio umbigo e tomarem uma atitude visando o bem de todos. E isso vale para as séries A, B, C e D!
Árbitro e assistentes precisam ser elevados a profissionais. E como tal, serem tratados e cobrados.
Ou seja, receber todos os benefícios e arcar com todas as responsabilidades de sua função.
Não dá mais pra ser um bico (para a complementação da renda familiar).
O Léo Silva em sua entrevista ontem, após o encerramento da partida, ilustra bem o que proponho aqui. Após uma atuação desastrosa daquela, quem deveria estar dando entrevista, sendo questionado pela imprensa é a equipe de arbitragem!
Não estou isentando o mau futebol praticado pelo Atlético. Sobretudo, o do primeiro tempo.
Mas é inegável que houve interferência no resultado do jogo.
Não existe critério. Há sim, um total desconhecimento de regra. Prevalecem critérios escusos de favorecimento como o time ser da casa, ou ser maior clube, ou aquele que tem mais torcida.
Passou da hora da Comissão Nacional de Arbitragem ser autônoma. Independente das intervenções e determinações da instituição "idônea" chamada CBF.
Árbitros e assistentes precisam ser preparados (fisicamente, tecnicamente e emocionalmente) por profissionais gabaritados para tal.
Têm de dar coletivas ao final dos jogos, passarem por uma "reciclagem" em erros absurdos quando cometidos. E não, serem colocados na "geladeira" do Coronel Marinho (manda-chuva da Comissão Nacional de Arbitragem).
Afastar o apitador de latinha e quem carrega as bandeirinhas coloridas como forma de dar uma justificativa a quem reclama (na maioria das vezes com razão) é muito pouco. E passa longe da complexidade do problema.
No Atlético também falta pulso!
Daniel Nepomuceno pode ser um ótimo gestor, excelente na assinatura de contratos, especialista na captação de recursos para o clube, dentre outros.
Mas, na hora de se fazer presente nas instituições que comandam o futebol para defender os interesses (extra-campo) do clube é um DESASTRE!!!
Não tem perfil pra isso. Não é um cara questionador, não tem pulso firme para chamar a responsabilidade nem dos funcionários do clube o qual comanda (entenda-se jogadores, comissão técnica, coordenadores dos diversos segmentos do clube e outros).
Certa vez, ao se referir ao ex-presidente do Atlético (Sr. Ricardo Guimarães) um dirigente do Cruzeiro o chamou de "Rainha da Inglaterra"
Traduzindo...
Figura meramente decorativa.
Afinal de contas, todos sabem que na Inglaterra quem toma as decisões é o primeiro ministro. Vide que o regime de governo lá é o Parlamentarismo.
Nepomuceno é nada mais que a geração seguinte que assumiu o "reino atleticano" Usa a coroa, o manto, o cedro mas mandar que é bom... NADA!
A não ser que seja cego, surdo e mudo!
Se Daniel não é a "rainha" só pode ser cego, surdo e mudo então.
Cego por que só ele não vê que o time não está jogando bem, que os jogadores "morrem" fisicamente a metade do segundo tempo das partidas.
Surdo por que não deve captar os arranjos feitos pela CBF a cada ano para prejudicar o Atlético quando o mesmo é um dos favoritos ao título do campeonato brasileiro.
E mudo por que não tem "força" pra cobrar Comissão Técnica, a Preparação Física e Fisiológica que vem comprometendo e muito o trabalho do treinador e os resultados do time em campo. Se não bastassem os problemas internos, tem também a CBF que vem prejudicando sistematicamente o Atlético nesta edição do campeonato brasileiro. Seja não atendendo as solicitações do clube (como adiamento dos jogos) ou no nível absurdo das arbitragens.
Nepomuceno x Kalil
Ao contrário do atual mandatário, seu antecessor se indignava com mais veemência, se pronunciava, comprava a "briga". Seja com a CBF, ora com a CONMEBOL. Exigia de ambas a condição de lutar pelos campeonatos.
Se o time foi prejudicado pelas arbitragens em sua gestão?
A resposta é óbvia e claramente que sim. Contudo, em seu mandato fomos campeões da Libertadores, da Recopa e da Copa do Brasil (torneio nacional e organizado por essa mesma CBF).
Coragem Daniel!
Defender os interesses do clube tem seu ônus Nepomuceno!
Entenda que terá de desagradar muitos, terá que abrir mão (em alguns momentos) da diplomacia, terá de "bater" forte, e precisará se fazer ouvir.
Se quiser que o time pare de ser alvo (ou pelo menos tenha essa condição amenizada) tenha CO-RA-GEM e PULSO FIRME!!!
Em campo...
Ontem, um festival de atrapalhadas!
O time voltou a abusar da ligação direta (muito chutão), inúmeros erros de passes, não há uma jogada ensaiada, os jogadores não chutam ao gol.
O 1º tempo TENEBROSO, o 2º REGULAR (pela reação aos trancos e barrancos)
Para aqueles atletas, que reclamaram com razão do campo digo que o terreno é ruim para ambos. E é importante relacionar que o Cruzeiro fez 5 gols neste mesmo Botafogo, no mesmo gramado horrível pela Copa do Brasil.
Para os jogadores e ao Marcelo Oliveira recomendo menos desculpa. Mais afinco, mais treinamento, mais comprometimento, mais vergonha na cara. Pois, o "melhor elenco do Brasil" não pode perder para o Botafogo. Tão pouco, tomar gols de Rodrigo Pimpão e Dudu Cearense.
O título do campeonato brasileiro
Na minha opinião acabou!
E sinceramente, e com muito pesar nas palavras a seguir, vejo risco em não passar pelo Juventude pela Copa do Brasil e não garantir a vaga (direta a fase de grupos) à Libertadores pelo G-3 no Brasileirão.
Baseio meu temor unicamente pelo futebol jogado pelo Galo no momento. Contudo, tomara que eu esteja errado e o time surpreenda voltando a ser o nosso Atlético! O Galo Doido!
Pra amenizar...
Convido a todos a conferirem na página inicial do blog o vídeo "Recordar é Viver"
Lá está reportagem exibida no último domingo, no Esporte Espetacular, sobre o 2º gol do Galo anotado por nosso capitão (Leonardo Silva) na conquista da Taça Libertadores. É emocionante, eu já chorei aqui relembrando aquela noite memorável!
Pra encerrar!
Amanhã, dia 18 de outubro o Venerado por Milhões completa seu primeiro ano de existência.
De modo a exaltar o nosso principal objetivo (que é você leitor) estaremos recebendo textos até a próxima quinta-feira (20/10). Os cinco melhores, serão publicados no nosso blog! Um a cada dia a partir da segunda-feira (24/10). Então capriche no texto, exalte a sua paixão pelo Galo e nos envie em um dos contatos a seguir:
E-mail: venerado_milhoes@hotmail.com
Pelo Twitter (mensagem direta - DM) @luisf_1908
Aguardamos por seu texto, participe conosco deste momento!
Saudações!