Vamos dizer umas verdades...
Ontem eu assisti o jogo contra a Chape...
Vi o 1º tempo, me surpreendi com o 2º, ouvi atentamente a coletiva do Roger Machado e pra encerrar, acompanhei as reações nas redes sociais.
E vamos dizer umas verdades...
No primeiro tempo um jogo consistente. Jogadores concentrados e bem posicionados, aproveitando-se bem da fragilidade técnica da Chapecoense.
No segundo, me assustei com o tamanho da pane... O time do nada se desconcentrou (terá sido culpa do Dodô expulso?) e foi massacrado em 7 minutos com um a mais em campo. Foram dois gols (um de forma bisonha, sofrido após cruzamento na área oriundo de lateral cobrado por Reinaldo).
Da coletiva extraí um Roger desapontado... Como se buscasse explicação para tamanho desequilíbrio de um time que tinha 2-0 a favor e vantagem numérica. E se querem saber, ele até tentou mas obviamente não conseguiu.
Afinal de contas, é impossível justificar o que é injustificável!
Como um amigo do Twitter bem disse em seu post, ontem o primeiro tempo teve a cara de 2017 e o segundo de 2016. Ou seja, desorganizado, afoito e totalmente desequilibrado!
Da reação da torcida me veio a maior das indagações:
Será que o atleticano está realmente preocupado com a Copa da Primeira Liga?
Foi uma lamentação só o fato de "depender" do rival local para se classificar a próxima fase.
Aliás, para que tal condição não aconteça, será necessário que a turma que vive cheia de vaidade leve na sacola de quatro gols pra cima do Joinville.
A esse torcedor, especificamente, eu queria perguntar:
O que vale a Copa da Primeira Liga? O vencedor do certame se classifica para disputar o quê?
É como bem disse Beto Guerra (Web rádio Galo), em seu pós-jogo no Youtube, quando deixa clara sua preferência por ser campeão estadual ao invés do torneio em questão. Pois é, eu penso a mesmíssima coisa!
Pra quem não sabe, a Copa da Primeira Liga foi concebida com a ideia de que os clubes formulassem um campeonato à parte da CBF. Que pudessem negociar de forma individual e direta suas cotas com a detentora (vencedora na "concorrência" pelos direitos de transmissão), dentre outras questões. Contudo, nada que estava previsto aconteceu. O formato da competição foi vendido as Organizações Globo por um preço muito aquém do idealizado. O Kalil mesmo (à época presidente do Galo e um dos gestores da Liga) já reclamava pelos valores oferecidos pela TV para a compra dos direitos.
Fora isso, os clubes não conseguiram realizar um torneio atrativo. Tão pouco com datas adequadas ao calendário de competições. Ou seja, criticaram a CBF mas não deram conta de organizar um torneio que poderia culminar num processo de ruptura e consequentemente, de mudança do futebol brasileiro.
A prova cabal de que o torneio não tem a menor viabilidade e importância é a provável mudança no formato para o próximo ano. Segundo Gilvan de Pinho Tavares (presidente do rival e um dos gestores do torneio) a possibilidade é que para 2018 a Copa da Primeira Liga seja disputada nos moldes da Flórida Cup. Ou seja, um torneio amistoso entre clubes.
É por isso aí que o atleticano está batendo o pé? É motivo pra tanta preocupação e questionamento se o rival vai entregar o jogo para o JEC?
Por favor torcedor, temos uma LIBERTADORES DA AMÉRICA para disputarmos. E como certa vez disse o Fábio (goleiro do outro time da cidade) "Cada qual com a sua grandeza".
E por falar em Libertadores...
Ontem foi um bom parâmetro para que a diretoria perceba (se é que ainda não sabe) que o elenco carece de melhores opções.
Na minha opinião, faltam um meia e um zagueiro em condições de pelear por uma vaga entre os titulares. E quando eu digo isso, me refiro a irregularidade de atuação de Cazares e da má fase do Felipe Santana... (prefiro acreditar em mau momento do que em ruindade).
O fato é que não dá mais para esperar pelo despertar definitivo do equatoriano, tão pouco pelo fim do alinhamento interplanetário que ponha fim nas más atuações do zagueiro recém chegado ao clube.
Dá pra aproveitar alguém da base?
Bom, pelo o que eu vi ontem, somente Uilson, Yago e Ralph aparecem com boas opções a integrar a lista de 30 jogadores que serão inscritos para essa primeira fase da Copa Libertadores.
Na minha sincera análise, Leonan e Jesiel não estão prontos. Carecem de amadurecimento e portanto, não constariam na minha lista. Exceto, no caso de faltar contingente a compor a lista inicial.
Carlos Eduardo e Clayton
O Atlético já arrumou time para encaixar o Renan Oliveira, Patric, Hyuri, Mansur, Dodô e outros tantos... Mas não consegue arrumar clube para o Carlos Eduardo?
Parodiando um dito bíblico:
"Cairão mil a sua direita, outros mil a sua esquerda mas o Cadu permanecerá intacto?
Citando novamente o Beto Guerra, em seu vídeo no Youtube, o camisa 22 custa cerca 300 mil mensais (fora os demais valores cabidos ao jogador) ao clube.
A pergunta que me faço e transfiro a você é a seguinte:
Qual foi o critério? Quem foi o responsável por analisar o jogador e achar que ele poderia ser um reforço para o Galo? Ao que parece é que o Atlético caiu num daqueles contos de venda casada. Sabe quando você compra um produto e outro vem junto a título de desconto?
Salvo o engano (me corrijam se eu estiver errado) o empresário que gerencia a carreira do Clayton é o mesmo do Carlos Eduardo.
Seria "Cadu" a compra casada do Clayton? Se for, o emendo foi pior que o soneto.
E por falar no atacante, não lembra nem de longe o jogador do Figueirense (cortejado por clubes como Santos, Corinthians, Palmeiras, clubes do exterior que junto do Atlético travaram batalhas por seu futebol).
Tanto investimento por nada? O que me gera mais indignação é o fato de que ele tem sim potencial. Sabe jogar bola, mas não emplaca.
Parece que aquele mesmo alinhamento interplanetário além de estar causando a má-fase do Felipe Santana é responsável pelo futebol do Clayton não aparecer no Galo...
Bom, agora o assunto é campeonato estadual. Mais precisamente sábado às 16:30 no Independência. Partida contra o Villa Nova pela 6ª rodada.
Time titular e último preparativo antes da viagem para Mendonza (Argentina) onde o Galo enfrenta o Godoy Cruz em sua estreia na Libertadores.
Torçamos para que até lá astrônomos e astrólogos nos tragam boas notícias do fim do alinhamento interplanetário...
Saudações Alvinegras!
Fotos: Explosão Tricolor (Google) / Mapa Radical (Google) respectivamente.