top of page
Buscar

Outro revés, e agora?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 3 de abr. de 2017
  • 5 min de leitura

Segundo clássico do ano e um novo revés. E agora?

Na minha opinião não há motivo para tanto alarde por parte do torcedor. Me perguntaram, no meu Twitter, se eu estava satisfeito com mais uma derrota? A resposta parece tão óbvia que nem seria preciso dá-la. Ainda sim, digo a quem perguntou:

Claro que não!

Mas diferente de você, tenho a capacidade de discernir as coisas. De visualizar a questão com mais profundidade. E mais, cobrar de quem precisa ser de fato questionado.

Não é meu papel, tão pouco do meu feitio, sair "atirando" para todos os lados a busca de bodes expiatórios para justificar as frustrações como torcedor.

Dou o crédito a quem o merece. Teço minha crítica a quem faz por merecê-la. Não serei em nenhum momento injusto aqui. Até porque, injustiça (pratica comum nesse país) é algo que me incomoda muito.

Um time não pode levar em hipótese alguma um gol com 1' de jogo. Em um clássico então, um erro dessa natureza tem um efeito devastador. Joga por terra, tudo o que foi treinado, ajustado e combinado na preparação para a partida. Além do que, aflora uma tensão demasiada naqueles em campo e nos que estão na arquibancada quanto a necessidade, quase que imediata, em dar uma resposta.

Após o gol relâmpago do rival eu confesso que temi pelo pior. Tive o receio de ver os apagões e a apatia de tempos atrás. Mas contrariando meu pessimismo temporário, o time reagiu bem. Colocou a bola no chão, trocou passes, pressionou o adversário. Criou chances reais como a falta cobrada pelo Otero e defendida com dificuldades pelo bom goleiro Rafael.

Mas aí aos 25' o lance capital do jogo e que na minha opinião foi preponderante para o novo revés frente ao rival. Falta ao nosso favor, a oportunidade de alçar a bola na área do adversário, e o Fred (artilheiro da temporada, um dos jogadores mais regulares do time, referência no elenco, experiente) desfere uma cotovelada injustificável no zagueiro Manoel...

Cartão vermelho direto. Justo! aplicado com correção pelo árbitro da partida.

Desculpem-me aqueles que acham que é lance de jogo como o presidente do Atlético, Sr. Daniel Nepomuceno (pois não é), a outros que preferem fazer piada dizendo que alguém que bate em "Maria" na frente de todo mundo com plena vigência da Lei Maria da Penha merece mesmo ser punido (saiba, não tem graça).

Fred foi sim, inconsequente, irresponsável e imaturo!

O que esperar de um centroavante que não aguenta pressão de um clássico estadual? Ou ele pensa que na Libertadores vai ser diferente? Zagueiros paraguaios, argentinos, uruguaios fazem muito pior Fred... A cada nova provocação o senhor será expulso por que não tem capacidade de segurar a barra?

E por favor, não me intitulem de perseguidor. Tão pouco, digam que estou crucificando o jogador.

O que estou fazendo aqui é um alerta relevante. Pois atitudes incondizentes de um atleta profissional, como a do último sábado, poderão custar muito caro mais a frente.

Seja pela competição sul-americana ou mesmo na decisão do campeonato estadual.

Consumado o resultado os intransigentes de plantão invadem as mídias sociais.

O veredicto, sempre o mesmo. O culpado, também:

Roger Machado.

O tribunal do júri do Twitter e do Facebook não se preocupam em analisar os fatos...

Não veem o erro bisonho do Marcos Rocha no primeiro gol (mais uma vez perdendo a bola na intermediária). Chegam a atestar a falha do Giovanni, mas a culpa derradeira é do Sr. Machado.

Culpado, sentenciado e sem direito a plena defesa!

Como se não houvesse a prerrogativa de inocência desde que se prove o contrário.

Senhores do Júri, Meritíssimos Juízes de Twitter e Facebook:

Qual é a culpa do Sr. Machado... Não estamos falando de um jogo qualquer, não atoa se denomina de clássico (onde as forças que se equivalem).

Não é fácil jogar por 65 minutos com um a menos em campo. Tão complicado quanto, é rearranjar taticamente o time precisando buscar um placar de 2-0 contra... E ainda sim, quase conseguir!

É muito fácil e cômodo criticar sem ter que provar qualquer conhecimento a respeito no dia seguinte.

Eu o absolvo e confio em você Roger Machado!

Ao Senhor Nepomuceno,

Lhe faltam características importantes de um bom gestor. A primeira, bom senso.

Até quando sua visão apequenada dos clássicos colocará em cheque o direito dos torcedores (atleticanos e cruzeirenses) de prestigiar o jogo mais importante do Estado?

Qual o seu medo, independente de quem seja o mando, de termos meio a meio na presença dos torcedores no Mineirão? A Primeira Liga não foi suficiente para comprovar que é possível? Clássico de tamanha envergadura precisa ser disputado no maior e melhor palco da nossa cidade. Que tenha capacidade de privilegiar o seu principal componente: o torcedor! Não importando a competição.

O Independência não reúne e nunca reunirá estrutura e condições estratégicas que viabilizem a disputa de uma das maiores rivalidades desse país.

Se falta bom senso, lhe sobra apatia pra não dizer covardia...

Como não vai punir o Fred?

O jogador tem que ser punido sim! Principalmente nos seus vencimentos.

Você tem a noção do tamanho, e perigoso, precedente que está abrindo perante todo o elenco?

Pra que tenha uma ideia, eu fiz com a ajuda de todos os meus seguidores e leitores desse blog uma enquete onde (até o momento da publicação deste post):

57% dos torcedores entendem que o jogador merece ser punido. Outros 43% entendem o contrário.

Não é de hoje que a apatia vem sendo sua principal característica e que provavelmente marcará sua gestão frente ao Atlético. Sua omissão e falta de pulso vem desde a era Levir Culpi, passando por Marcelo Oliveira e agora na era Roger Machado.

Cedendo a pressão de treinadores, jogadores e mídia.

Sua entrevista vinculada no site Globoesporte.com (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/) deixa clara sua falta de convicção no trabalho e vulnerabilidade quanto as interferências vindas de fora ou mesmo de dentro do clube.

Siga nesse caminho e entrará, sem dúvida alguma, pra história como o presidente mais covarde que já se sentou na cadeira do Clube Atlético Mineiro.

Pra encerrar eu quero me dirigir à você torcedor:

É lógico que a gente quer vencer, principalmente quando se trata de clássico. Entretanto, no caso específico do mais recente é preciso ponderar e analisar todo o contexto que envolveu a partida.

O clube garantiu dentro de campo o primeiro lugar geral da competição e consequentemente, teremos as vantagens nas disputas das partidas pelas semi e finais.

Não podemos ser incoerentes na hora de fazermos as críticas. Não há terra arrasada. Com cobranças infundadas e feitas de forma inconsequente, alimentamos a fraqueza maior do nosso presidente, a falta de convicção no que ele faz.

Antes de pedir por cabeça de A ou B tenha o cuidado de pensar antes no que está por vir. Ou melhor, quem pode estar por vir...

Nós atleticanos somos torcedores diferenciados. E provamos isso mais uma vez no clássico do último sábado. Cantando, apoiando, vibrando nos momentos mais difíceis, abafando e calando "a maioria".

Não estamos imunes a momentos ruins, nem tudo saíra sempre do jeito que queremos. E é justamente aí que temos que usar da nossa força. Para apoiar, somar e empurrar!

Paciência, sabedoria e boa vontade atleticanos! Honramos nossa camisa, conhecemos nossa história, lutamos contra tudo e todos sempre! Não cedam!

Saudações Alvinegras!

*Foto: ESPN FC


 
 
 
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

© 2015 por VENERADO POR MILHÕES. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page