top of page

(...) mas saber se defender é fundamental!


Começarei o texto do dia do trabalhador citando Muricy e parodiando o grande mestre Vinícius de Moraes:

"Aqui é trabalho!" E que me desculpe os descontentes. Mas saber se defender é fundamental!

Sim senhores e senhoritas!

Jogar defensivamente é só mais uma das várias estratégias utilizadas nesse jogo chamado futebol. E ainda que alguém venha a denegrir a postura, lhes digo:

Não há demérito algum nisso!

Muricy Ramalho e Tite talvez sejam os maiores expoentes em que de 1-0 em 1-0 se é possível ao final de uma temporada, chegar a grandes conquistas.

Em meu último post (O "erro" que virou acerto) eu cito meu questionamento quanto ao comportamento que o rival teria em campo caso o Atlético "abrisse mão" de propor o jogo.

É notoriamente reconhecida a dificuldade do nosso adversário quando este precisa fazer o resultado. É um time genuinamente montado para contra-atacar. Pra isso, precisa dar a posse de bola ao seu oponente e apostar em fatores como:

Um erro na saída de bola;

Numa falha na troca de passe;

Espaços deixados na subida dos laterais, dentre outras falhas de posicionamento.

Não aconteceu... e daqui a pouco eu menciono os porquês.

Seria o Venerado o guru de Roger Machado?

Pode ser só uma feliz coincidência. Mas a cada novo jogo, tenho a "convicção" de que nosso treinador é leitor assíduo do nosso blog... rs!

No texto "Não pode ser só isso" eu havia alertado dos problemas defensivos estarem relacionados a dificuldade dos nossos meias ofensivos em recompor e principalmente, dos espaços deixados por nossos laterais a cada avanço ao ataque.

Roger mudou o esquema de jogo, alterou algumas peças e a defesa teve um melhor encaixe.

No post anterior citei essa dificuldade que o rival tem e ele (o treinador atleticano) teve a leitura exata. Conseguindo assim um ótimo resultado.

Eu poderia até dizer que estou ficando, a cada jogo, melhor nas leituras táticas e técnicas... Mas, como a humildade não me permite (rs), prefiro acreditar que Roger e sua equipe vem considerando nossas sugestões... Será?

Brincadeiras a parte, Roger acertou!

Formatou em campo duas linhas com 04 jogadores (cada) muito bem encaixadas. Ou seja, atuando muito próximas. O que dificultou em muito as coisas para o rival.

Primeiro por que não deu espaços dos quais o adversário carece para impor seu jogo (contragolpes). Sobretudo, pelos lados do campo (Rafinha e Arrascaeta).

Posteriormente, devido a forte marcação aplicada pelo Atlético, o time do Mano Menezes foi obrigado a abandonar sua principal característica e partir para a possibilidade de arriscar mais chutes de média e longa distância.

No primeiro tempo o rival foi melhor apesar de toda a dificuldade. Uma vez que o Atlético optou mais por se defender.

No segundo, o jogo já foi mais equilibrado, O Galo avançou um pouco mais (sem deixar de se resguardar) e criou três boas oportunidades que não foram bem aproveitadas.

Marcos Rocha

Não diferente do jogo contra o Libertad foi um dos melhores em campo.

Parêntese: Uma VERGONHA o que integrantes da "principal" torcida dita como "organizada do clube' fez com o jogador...

Inicialmente por agredi-lo com palavras impronunciáveis. Consequentemente, danificando o patrimônio do atleta.

O ocorrido tá longe de poder ser chamado de protesto. Mas sim de VANDALISMO, SELVAGERIA, BOÇALIDADE e MEDIOCRIDADE!

Victor

Nas análises texto anterior eu acabei me esquecendo de falar da brilhante atuação nosso arqueiro santo contra o Libertad!

O alerta partiu dos diversos amigos leitores deste blog (que também me seguem pelo Twitter) dos quais gostaria de agradecer pela fundamental observação feita. Tal postura só vem corroborar com essa interação bacana que temos. Seja pela rede social, ou por meio do Venerado.

Quanto ao jogo de ontem, não trabalhou tanto quanto na quarta passada. Mas sempre que exigido esteve presente, passando muita segurança para os jogadores em campo e para a torcida nas arquibancadas.

Troca de chip!

Sai o card do Estadual, entra o da Libertadores da América.

A se realizar na próxima quarta-feira, o jogo contra os bolivianos do Sport Boys ganhou caráter decisivo. Isto por que, o Godoy Cruz já chegou aos 10 pontos ao vencer esse mesmo time na Bolívia pela rodada passada.

Qualquer tropeço atleticano pode significar na perda definitiva da primeira posição do grupo (caso o Godoy triunfe sobre o time paraguaio em Mendoza - ARG). Ou, numa perigosa aproximação do Libertad (caso vença o time argentino). No momento, a diferença se encontra em 03 pontos.

Os três pontos que separam o clube brasileiro do paraguaio são os mesmos que nos distanciam dos argentinos. Por isso, é obrigatória a vitória na Bolívia para que o Galo garanta mais que uma possível classificação antecipada (caso o Godoy supere ou empate com o time paraguaio).

Manter a diferença em 03 ou reduzi-la a 02 pontos significa termos as condições de superar, via confronto direto a acontecer no Independência pela última rodada do grupo 6, ao time argentino no número de pontos. Ou, de igualá-los no número de vitórias (04) e superá-los no saldo de gols.

Hoje o Godoy Cruz tem saldo 05 e o Atlético saldo 04.

A primeira colocação no grupo é de suma importância tendo em vista que poderemos pegar um adversário de menor tradição nas oitavas de final, além de decidirmos o confronto em nossa casa.

Um aviso (somente para quem curte):

Todos sabem que o Campeonato Brasileiro está chegando... E com ele o Cartola F.C.

Aqueles que curtem o Venerado e o fantasy game e que queiram participar da Liga Oficial do Blog enviem suas solicitações (via o site ou aplicativo do Cartola) para Venerado's Cup.

Todos serão muito bem-vindos para se divertirem conosco durante as 38 rodadas do Brasileirão 2017.

Saudações Alvinegras!

*Foto: ESPN FC


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

bottom of page