top of page

A lei de Murphy pegou o Galo...


Gabriel comemora o gol contra o Flu.

Fala Massa!

Nada como um post após o outro... Na última quinta só elogios pelo futebol envolvente, veloz e eficiente do Galo. Hoje, críticas por falhas individuais, time menos compactado, peças importantes que não se houveram bem.

Até tu Marcos Rocha (que quase nunca critico... ironia modo ON) falhou!

Primeiro, um pênalti juvenil. Minutos depois no segundo gol, anotado pelo Fluminense, não consegue saltar para disputar a bola com o Richarlison...

Sinceramente, fiquei me perguntando o que poderia ter acontecido nesse lance... Me consultando com um dos nossos leitores e amigo do Twitter (@faria_gilberto) fui informado que as travas das chuteiras, dependendo do tipo de gramado, variam de 13 a 22 mm.

Vendo o lance várias e várias vezes, me pareceu que o lateral atleticano estava usando uma trava de 50 cm... Só uma desta proporção para justificar aquele cara agarrado ao gramado do Horto! Tsc, tsc, tsc...

E o Fábio Santos...

Como diria Milton Leite - "Que fase!"Não acerta nada. Aliás, para que vocês tenham uma ideia lá vai um dado estatístico do Footstats. O Atlético alçou para a área do Fluminense 43 bolas e somente 08 chegaram com correção. O que em números percentuais, implicou num aproveitamento pífio de 19%.

Tá na hora do nosso treinador, leitor assíduo desse blog, começar a fazer um treinamento específico com seus laterais hein...

O pior de tudo é que com o meio de campo tão congestionado, ontem era jogo para os alas alvinegros... Mas por uma dessas ironias do destino, ambos tinham que estar numa noite tão infeliz?

Todavia, antes que alguém pense que o sistema defensivo voltou a ser aquela lástima de outros carnavais é preciso falar, e exaltar, da boa partida da dupla de zagueiros. Felipe Santana já me parece bem mais readaptado ao futebol brasileiro. E Gabriel, mais uma vez foi muito bem. Marcando inclusive nosso único gol na partida.

Recolocando o dedo nas feridas

Alguém me explica como que em pleno 2017 ainda exista jogador que jogue de cabeça baixa.

E pior, que finaliza de bico, olhando para o chão já na pequena área?

O último com tais características a jogar no Galo foi Dinho. Lateral direito dos anos 90...

Corria desembestadamente pelo lado e só sabia que tinha que jogar a bola para área (não tinha como chamar de cruzamento) por que via a linha de fundo se aproximando...

Ô Mago... levanta a cabeça meu amigo!

Futebol se joga com o corpo ereto. De cabeça erguida... (sem malícia hein senhores e senhoritas).

Atacante ou meia atacante que perde gol na pequena área não dá!

Da próxima vez, ao menos erga os olhos e veja o posicionamento do goleiro e onde está o gol antes de chutar...

Se a defesa e o ataque desafinou faltava um representante da meiuca... Ao final do jogo, não faltou mais. Como assim Elias?

Que gol foi aquele que você também perdeu?

A única diferença do lance quando comparado com a jogada do gol contra o Godoy Cruz foi o lado do campo. Na semana passada, no gol da ferradura. Ontem, no gol do placar eletrônico.

Enfim, ontem não era pra ser e não foi. A Lei de Murphy pegou o Galo... E se estivessem jogando até agora não teriam empatado o jogo. Possivelmente, já teriam levado o terceiro com um jogador a mais em campo...

E por falar nisso...

Vi alguns torcedores criticando o Roger por não ter lançado das três substituições.

Pra comentar, faço minhas as palavras do Léo Gomide ao ser questionado sobre o mesmo assunto. Já que concordo integralmente com seu argumento:

"E desde quando substituir é garantia de virar um resultado?"

Não diferentemente do setorista, dou ao treinador o livre arbítrio para tomar as decisões das quais ele entende serem as mais adequadas. Afinal de contas, é ele quem comanda o time e sabe muito bem onde o calo aperta.

Importante dizer agora é que ainda sim não existe terra arrasada. O placar não foi aquele que o torcedor esperava, a classificação após duas rodadas também não. Contudo, o Atlético de ontem não foi um time passivo. Jogou, atacou e finalizou. Mas, não estava numa jornada feliz.

O que me preocupa no momento é esse desgaste físico que a turma está apresentando.

Na verdade, já deveria ser esperado até pela média da faixa etária do elenco.

Quarta já tem jogo de novo. Dessa vez pela Copa do Brasil, contra o Paraná Clube.

O que fará Roger... Poupará jogadores?

Mediante o que vimos ontem após o apito final do juiz não vejo outra possibilidade.

A preparação física e fisiológica do Atlético precisa dar ao Roger a luz necessária. Muito provavelmente, ambos os departamentos escalarão o time que jogará no Couto Pereira.

O caso Valdívia...

Ontem num tom de deboche eu publiquei no meu Twitter que pelo gol perdido o Maicosuel poderia ser envolvido na troca pelo jogador colorado... Bom, não é bem assim.

Como eu havia dito, brinquei com a situação. Não sou a favor dessa troca por que não vejo o Valdívia com as mesmas características do camisa 70 alvinegro. Ou seja, de explosão.

Com velocidade sobretudo pelos lados do campo abrindo espaços na defesa adversária.

O camisa 29 do time gaúcho é mais um meia. Apesar de ser mais jovem e também ter velocidade tem um perfil de conduzir mais a bola e jogar de maneira mais central.

Acredito que o Atlético, caso tenha o aporte necessário, deveria investir somente no pagamento pelo empréstimo do jogador. Sem o envolvimento de nenhum atleta. Até por que, o elenco carece justamente do acréscimo de boas peças e não de perda.

Pra encerrar...

Semana passada (coluna da última quinta-feira) tive uma série de compromissos que inviabilizaram a publicação dentro da faixa horária normal (18:00 às 19:00 horas). Para quem não teve a oportunidade de ler segue o link:

Meu muito obrigado a aqueles que acessaram e que compartilharam a publicação na oportunidade. Estive tão ocupado que mal pude enviar aquele tweet ou mensagem de agradecimento pelas redes sociais.

Saudações Alvinegras!

*Foto: Flickr Oficial do Clube Atlético Mineiro


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

bottom of page