A/C: Secretário / Presidente
- Admin
- 27 de jul. de 2017
- 5 min de leitura

Eu gostaria de poder dizer muitas coisas... Mas aí veio o Léo Bertozzi, no programa Linha de Passe da ESPN Brasil, e colocou quase tudo na mesa.
Falou cada palavra, usou cada ponto, cada vírgula e dissecou o que se tornou o Clube Atlético Mineiro sob a gestão desastrosa de Daniel Nepomuceno...
Tendo em vista que muito pouco a mim restou para falar, resolvi transcrever as partes onde ele trata especificamente do Atlético. Ainda que com algumas comparações bem válidas com o time carioca. Quem quiser conferir na íntegra, clique no link a seguir:
Palavras do jornalista e atleticano Leonardo Bertozzi
"Hoje a gente viu bem o que é a diferença de um time na acepção da palavra. Com organização, com solidariedade, com companheirismo, com responsabilidade com as cores do clube que defende. E outro, que é apenas um bando de jogadores.
Um clube que está com futebol a deriva né...
Do presidente que é secretário da prefeitura, que acha que o trabalho dele é só assinar o cheque e depois cobrar como se ele tivesse algum conhecimento, ou moral pra cobrar de alguém... E tá jogando no lixo o que o Atlético construiu nos últimos anos quando se tornou (voltou a ser) um time que disputava títulos, e hoje não vai ser mais né?
Ou alguém acha que esse time vai fazer alguma coisa na Libertadores? (...)
(...) Banana cabe ao time do Atlético também? - Pergunta Paulo Andrade (âncora do programa) - Eu acho que cabe, principalmente a quem manda no clube né? (responde Léo)
O presidente essa semana conseguiu um hat-trick né? Ele conseguiu passar três vergonhas com três técnicos diferentes.
Olha que "maravilha"... (ao fundo ouve-se: verdade! - dito por Mauro César Pereira)
Ele conseguiu passar uma vergonha com o Roger na semana passada, ele passou uma vergonha com o Giacomini no final de semana, passou mais uma vergonha hoje com o terceiro técnico diferente.
- Três derrotas seguidas... (comentário feito novamente por Mauro César Pereira)
- Três derrotas seguidas e tá falando (referindo-se ao Nepomuceno) não, o futebol é resultado, ah eu não vou me omitir. É... (diz Léo Bertozzi que a seguir desabafa):
Cara! Você não foi capaz de montar um departamento de futebol... Um departamento de futebol PROFISSIONAL. Não com seu entendimento de futebol que é ZERO!
Então é... Fica difícil cara.
Na minha impressão é de que essa gestão... Ela conseguiu jogar fora tudo que o Atlético conseguiu nos últimos anos e o clima você vai pensar:
Pô tá na Libertadores ainda... tá... Alguém acha que vai ganhar?
Sério?
Alguém acha que se passar do Wilstermann, vai tirar o River Plate?
O clima pelo menos entre a torcida é de... Vai só postergar uma eliminação inevitável por que não há clima.
Olhando pra esse grupo e nesse momento pra acreditar em algo melhor, ou...
O torcedor do Atlético está esperando chegar os pontos pra ficar tranquilo na Série A e pensar no ano que vem. E quando eu falo em pensar no ano que vem, é mudar de perfil de time mesmo!
O Atlético foi muito feliz em uma época aí... Apostando em alguns grandes nomes, conseguiu encaixar bons times, é... Mas tá hora de virar esse disco, de pensar em outro tipo de equipe, de outro tipo de planejamento...
Mas esse tipo de planejamento só vai ser feito por quem entende de futebol!
- É! - intervém Mauro César Pereira e complementa:
Só que quem faz esse papel não tá mais aí né? (referindo-se a Eduardo Maluf)
É, não tá mais aí. - ratifica Léo Bertozzi que emenda:
- Quem vai fazer esse planejamento? O futebol no Atlético hoje é uma nau a deriva, o secretário da prefeitura/presidente... Ah tá, ele agora tá dando entrevista...
"Nossa é inadmissível, agora vou repensar e tal..." (referindo-se ao Nepomuceno)
Ele é daqueles presidentes que acreditam que o papel dele é assinar o cheque e cobrar. É assinar o cheque e se não ganhar... Ou demite o técnico, ou vai entrar no vestiário dando bronca.
Ninguém respeita gente assim gente... Pessoas respeitam quem é do futebol. Se não é do futebol, jogador olha na cara e dá risada.
O elenco hoje tá cheio de jogador realmente veterano e que tá saciado na carreira e não tem a fome que os jogadores do Botafogo têm. E se não tiver ninguém pra ficar no pé ali, mas com moral pra cobrar esses caras, o técnico tá vendido também! O Micale vai ficar tão vendido quanto o outros técnicos ficaram."
Tudo dito o que nos resta comentar?
Muito pouco... Eu só tenho que cumprimentar e aplaudir o Léo Bertozzi pela coragem de ter escancarado, em um programa nacional (da TV a Cabo) todas as mazelas da gestão atual.
O que eu posso complementar é que se não bastassem todos os problemas citados, pelo Léo, Daniel Nepomuceno parece ter algum tipo de atraso mental...
Se recusa, se blinda juntamente de sua brilhante diretoria, dos questionamentos da imprensa... Mas, quando tem um microfone levado a boca pelo canal Fox Sports ao final da partida, contra o Botafogo, no calor das emoções fala essa asneira aqui:
"Porrada" presidente?
Um cidadão que tem medo de jornalista, de pressão de torcedor vai dar "porrada" no elenco?
Você acha que tem mesmo moral pra isso? Logo tu Brutus?
Pra querer cobrar jogador é preciso estar próximo Daniel. Se suas atribuições não permitem, delegue alguém competente para tal.
Não um qualquer, como bem disse o Bertozzi no seu comentário, mas sim um cara do ramo.
Querer convencer que André Figueiredo tem competência pra assumir direção, superintendência ou qualquer cargo relativo a gestão do futebol profissional do clube é por em xeque a inteligência do torcedor...
E digo mais! Só um "ignorante" futebolisticamente falando, para promover um treinador limitado como Diogo Giacomini como auxiliar técnico fixo do clube.
Bastou uma única experiência, jogo contra o Vasco, para mostrar tem o mesmo nível de entendimento de futebol que o seu. Ou seja, NENHUM!
Cobrança só aos jogadores?
Quer dizer então que os atletas do elenco merecem "porrada"? E os departamentos e suas respectivas comissões física e fisiológica não merecem questionamentos ou críticas?
Já são nove lesões musculares só em 2017... E aí, o que será ou está sendo feito a respeito?
Se bem que pra essa diretoria que acumula erros em cima de erros e não tem o hábito de acompanhar as coisas de maneira próxima nesses três anos de gestão, deve estar tudo transcorrendo dentro da mais perfeita "normalidade"...
Honre seu antecessor! Você não tem o direito de colocar tudo a perder o que durante 6 anos (mandatos da gestão Kalil) foi conquistado com muito trabalho e dedicação. Sobretudo, o que foi ganho dentro das quatro linhas e o quanto isso significou no ressurgimento do Atlético perante o cenário nacional e internacional.
Portanto, tenha vergonha na cara e honre quem lhe deixou um clube mais administrável nos bastidores, invejado por sua estrutura e temido nos gramados por sua força de elenco.
Pra encerrar...
Inúmeros são os absurdos desta gestão Daniel Nepomuceno... Mas nós aqui do Venerado por Milhões seguiremos vigilantes e corroboramos contigo Leonardo Bertozzi em sua análise. Saiba que você representou a Massa atleticana!
Saudações Alvinegras!
*Foto: Jornal Hoje em Dia (versão online)