top of page

O losango funcionou melhor!

Olá pessoal,

Antes de começar este novo post eu gostaria de agradecer muito pela repercussão do último texto do Venerado (ao final deste terá um link para quem quiser conferir e não teve a oportunidade). Foram muitos tweets recebidos. E com eles diversos elogios e muita interatividade. Enfim, aconteceu tudo aquilo que eu pensava para o blog nesse 2017. Meu muito obrigado a todos que acessaram, participaram e compartilharam nosso conteúdo.

Tem um ditado sábio que diz:

"Nem tanto ao céu, nem tanto a terra". Este dito define bem o bom jogo do Galo na vitória contra a Tombense (3-0 pelo Estadual) se comparado a derrota pro rival na semana passada pela Copa da Primeira Liga.

Como eu havia dito no texto anterior, Roger parece ter tirado lições importantes da derrota.

Não vou dizer que ele mudou (pois dá a ideia de ser definitivo) e sim que optou por mais uma forma do time atuar. Ou seja, variou do 4-2-3-1 para um 4-4-2 sendo que a segunda linha composta por 04 meias atuou em forma de losango. E funcionou melhor!

Explicando:

Roger montou o meio campo com Carioca (1º volante), Yago (pela direita e que foi substituído pelo excelente Ralph), Danilo Barcelos (pela esquerda) e Cazares mais solto, próximo aos atacantes.

O esquema funcionou por que o time não ficou vulnerável. Além disso, não exigiu certas obrigações de marcação a jogadores que não têm esse perfil. Me refiro especificamente ao Cazares. Que sem essa incumbência, participou mais na criação de jogadas, além disso apareceu a frente e finalizou ao gol (quase marcando após assistência espetacular de Ralph no segundo tempo).

Danilo o melhor do jogo!

Atuou com a mesma eficiência dos tempos de América (quando escalado mais a frente pelo lado esquerdo). Ajudou Fábio Santos na marcação e apareceu muito bem ao ataque finalizando (anotando 02 gols) e dando uma assistência (inversão da esquerda para a direita) para a finalização espetacular de Otero que fechou o placar.

Partida consistente!

Ótima partida de Marcos Rocha (com lançamentos precisos), mais uma vez elogiável a entrada e participação do jovem Ralph. Jogador de personalidade e frieza, além de ter muita visão de jogo chega muito bem ao ataque. O passe dele para o Cazares (da finalização no travessão) é de quem sabe jogar. Enquanto a defesa da Tombense esperava a bola alçada a área ele (Ralph) dá o passe por baixo e deixa o equatoriano em condições de finalizar.

Gabriel fantástico!

O que o camisa 30 jogou foi absurdo! Além de ter sido perfeito na defesa ainda deu uma linda assistência no segundo gol do Danilo. Recebeu o lançamento, dominou a bola como poucos fariam e passou a bola com precisão.

Recentemente eu fiz uma enquete pelo Twitter onde perguntei aos atleticanos se com a volta do Léo Silva quem sairia da defesa ou se Roger deveria mudar o esquema pra jogar com três zagueiros.

Na oportunidade 50% dos que participaram entendiam que Gabriel deveria sair pra volta do capitão. Outros 25% votaram em Felipe Santana, 8% optariam por três zagueiros e os demais 17% deixariam o Léo Silva ainda como opção.

De certo é que após mais um jogo consistente como o de sábado, o último que eu pensaria em sacar da zaga titular para a volta do capitão seria o Gabriel.

Pratto e Fred juntos

Entendo que fizeram uma boa partida. É claro que falta entrosamento, mas o entendimento em campo só virá com mais partidas e treinamentos. O que eu posso afirmar é que o esquema com dois atacantes (centroavantes) deverá funcionar caso o losango esteja presente.

Losango variável?

Tão logo o jogo terminou eu fiquei pensando nas possibilidades...

Robinho (quando voltar) atuando no lugar do Cazares? Otero, Luan (em condições de jogo) no lugar de Yago ou Ralph?

Maicosuel no lugar de Danilo?

Acredito que são possibilidades que podem vir a serem testadas mantendo esse esquema de jogo. Contudo, todos os jogadores relacionados anteriormente (principalmente os que jogariam nas posições de Yago e Danilo) terão de se adaptar e fazer a função de recomposição. Ou seja, dando o combate (marcando) na primeira linha, ora cobrindo os avanços dos laterais ao ataque.

A única situação certa é que Elias (recém contratado) deve ocupar o lado direito do meio campo. No lugar de Yago. Só não sabemos ainda se estreia contra o Joinville (pela Copa da Primeira Liga) ou contra o Uberlândia (pela 3ª rodada do Estadual).

O que eu espero é que Roger encontre tantas outras formas do time jogar. Quanto mais variações melhor. Principalmente aquelas em que se muda o padrão do time sem ser necessárias alterações. Pra encerrar, o meu recado para o torcedor alvinegro é: "Nem tanto ao céu, nem tanto a terra" Foi só a terceira partida do ano. Se contra o rival o futebol foi ruim (não era o fim), se a vitória contra a Tombense foi boa (estamos longe da perfeição).

Temos potencial e vamos melhorar ainda mais!

Mas para o momento, confiança no trabalho do treinador e tempo são fundamentais.

Saudações Alvinegras! Link para o texto anterior (Desdobramentos de mais um clássico...) http://martinslfernando.wixsite.com/veneradomilhoes/single-post/2017/02/02/Desdobramentos-de-mais-um-cl%C3%A1ssico Fonte da Foto: Globo Play


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

Escolha e compartilhe:

Posts:

bottom of page